Se o seu filho mostrar sinais de que está pronto para o uso do pote, provavelmente este é o momento certo para iniciar esse processo.
As crianças sabem o que se passa no seu corpo e, embora possa ser difícil fazer com que lhe digam alguma coisa, existem alguns sinais simples de que pode ser hora de começar o treino para usar a casa de banho.
Quanto à idade perfeita para treinar o uso do pote, todos sabemos que as crianças podem ser imprevisíveis. As crianças crescem e desenvolvem-se a velocidades diferentes. Podem ter começado a caminhar cedo e a usarem blocos de construção desde tenra idade, mas podem ter dificuldade em manterem-se secos.
Não precisa de ter pressa só porque outros pais a têm. Não se apresse: fazê-los usar um pote ou casa de banho antes de estarem prontos pode ser tão complicado como tentar fazer que comam legumes.
De um modo geral, a maioria dos pequeninos está pronta para o uso do pote entre os dois e os três anos de idade. E muitas vezes as meninas conseguem alguns meses antes dos meninos.
Porém, se o seu filho decidir que não se quer livrar das fraldas até se aproximar do quarto aniversário, não há problema.
Saber a hora certa para treinar o uso do pote aumentará a confiança e a felicidade dele, assim como a sua.
Sinais de que o seu filho está pronto para o treino do uso do pote
A maneira mais fácil de saber quando treinar o seu filho é estar atento aos sinais de que ele está pronto. Isso pode ser tão óbvio quanto gritar no meio de um restaurante de que precisa de ir à casa de banho fazer cocó ou tão simples quanto ver como corre atrás do sofá sempre que precisa de fazer xixi.
Estes são os sinais mais comuns de que o seu filho está pronto para o treino para ir à casa de banho:
• Consciência: Terem a perceção de uma fralda molhada ou suja
• Compreensão: Perceber que estão a urinar e comunicarem-lhe isso a si
• Sinais físicos: Agarrarem as calças, remexerem-se ou esconderem-se em algum lugar quando precisam ou fazem xixi ou cocó
• Manter-se seco: Ter uma fralda seca por pelo menos uma ou duas horas
• Verbalizar: Saberem que precisam de urinar e dizerem isso, ou perguntarem se podem usar a casa de banho
A maneira mais rápida de treinar o seu filho é começar geralmente pelo mais importante, que é verbalizar. Quando eles disserem que precisam de urinar ou fazer cocó, pode orientá-los para as próximas etapas do que acontece e do que devem fazer.
A maioria das crianças aprende a controlar o intestino antes da bexiga, aos dois anos de idade. Mas apenas aos três anos é que 90% das crianças têm dias secos consistentes.
Se notar qualquer um dos outros sinais além de verbalizar, ainda pode ser um bom momento para começar, embora possa ter mais alguns acidentes ao longo do caminho.
Uma boa dica é registar todos os sinais que vê para ter a certeza de que não foi um caso isolado. Se o seu filho continuar a puxar a fralda antes de fazer xixi e se sentir confortável para usar e sair do pote sozinho, provavelmente vale a pena tentar o treino para usar a sanita.
O melhor momento para o treino para usar o pote
Uma ajuda e um suporte adicional durante o treino do pote pode tornar a transição das fraldas para a sanita um pouco mais direta. Pode, por exemplo, usar a época do ano a seu favor. Os dias em que não usarem tanta roupa, no verão, podem ser o momento ideal para evitar acidentes durante o treino do pote.
O treino do uso do pote no verão é comum por este motivo. Além de não terem que se esforçarem para baixar as calças a tempo, as roupas lavadas secarão muito mais rápido em caso de acidente.
Isso não quer dizer que não possa tentar o treino do uso do pote nos dias frios de inverno; pode é ter de planificar com antecedência.
Pode atrasar o treino do uso do pote?
O tempo é tudo no treino do uso do pote. Não se trata apenas de estarem fisicamente prontos, mas também mentalmente preparados para mudarem das fraldas para os potes. Se o seu filho está a passar por um acontecimento importante ou por uma perturbação na sua vida familiar, é melhor esperar um pouco antes de começar.
O treino do uso do pote geralmente funciona melhor quando as crianças se sentem bem. As rotinas podem ajudar nisso e tornarem o processo mais bem sucedido, fácil e rápido para todos os envolvidos.
Pode valer a pena atrasar o treino do uso do pote nos seguintes casos:
• Se o seu filho não estiver bem ou não se tiver sentido bem recentemente
• Mudou de casa recentemente
• Chegou um novo irmão
• O seu filho começou recentemente a pré-escola ou creche
• Os pais estão a separar-se
• Está prestes a ir de férias
Se o treino do uso do pote estiver a decorrer, mas houver uma interrupção inesperada, vale a pena persistir com as suas novas rotinas. Certifique-se de que pode levar o pote para onde quer que vá para manter o ritmo.
Preparar as crianças para o treino do uso do pote - 5 dicas importantes
A ideia de usar um pote será nova para o seu filho, pelo que é importante que a interiorize. Antes de começar o treino do uso do pote, pode prepará-los gradualmente para isso com alguns passos simples:
Fale com ele - Quando estiver a trocar a fralda do seu filho, explique o que está a acontecer, para que possam associar isso a uma fralda molhada. Use linguagem de casa de banho, como 'xixi' e 'cocó', mas de uma forma que pareça natural, para que eles não se sintam envergonhados. Tente não dizer coisas como «Que cocó fedorento», pois isso pode deixá-los com vergonha de ir à casa de banho.
Vista-o para a ocasião - Comece a vestir o seu filho com roupas de treino apropriadas, como calças que sejam fáceis de puxar para cima e para baixo, sem botões ou fechos. Fazer o seu filho puxá-las para baixo e para cima antes e depois de trocar a fralda ajuda-o a associar os dois atos e a transferir isso para o uso de um pote.
Mostrar e copiar - Deixe o pote na casa de banho, onde possam vê-lo. Se tem filhos mais velhos, deixar os mais novos assistirem e copiarem pode ser de grande ajuda. Caso contrário, ao trocar a fralda coloque o cocó na sanita e permita que ajudem na descarga e na lavagem das mãos para iniciar a rotina de limpeza.
Mostre a roupa interior - Mostre-lhes que usar roupa interior é algo especial e emocionante, pois algumas crianças têm relutância em parar de usar fraldas. A sensação de ainda usar fralda pode levá-los a continuar com os comportamentos anteriores.
Pratique com um pote - Deixe-os sentarem-se no pote para se acostumarem, de preferência no momento de trocar a fralda. Também é uma boa ideia ensinar-lhes para que serve, imitando o seu uso com os brinquedos.