Como ensinar as crianças a limparem-se

Após já dominar a capacidade de usar o pote, encontrará mais um passo importante nesta jornada de treino para a casa de banho, que é a limpeza.

Ajude o seu filho a aprender como se manter limpo e fresco, ensinando-o a limpar o rabinho quando terminar de usar a casa de banho ou o pote.

Como os seus filhos não podem ver para trás, por enquanto cabe-lhe a si verificar se estão completamente limpos. Porém, ao ensiná-los a maneira correta de limpar o rabinho, devem ter ambos a certeza de que se sentem frescos e limpos.

Algumas crianças podem demorar mais tempo para desenvolver habilidades motoras antes de limpar o rabinho adequadamente, mas isso é natural. O importante é que esteja lá para ajudar a aumentar a confiança deles enquanto desenvolvem isso, e que possa ajudá-los a limparem-se quando necessário.

Quando começar o treino de limpeza

Se o seu filho começou a usar o pote cedo, também estará pronto para começar a limpar-se a si próprio mais cedo.

Um sinal claro de que o seu filho pode estar pronto para começar a limpar-se é quando lhe diz que já terminou. Saberem que acabaram e estão prontos para sair do pote é um grande passo. Isso significa que pode tornar as suas presenças mais curtas e há menos risco de usar mais papel higiénico do que o necessário, caso o seu filho não tenha terminado.

Mesmo que o seu filho ainda não esteja pronto para limpar o rabinho, comece este treino desde o momento em que ele for colocado no pote. É normal que se limpe o xixi de uma menina ou um menino, mas limpar a criança após evacuar é mais complicado.

Fale sobre o que está a fazer enquanto limpa, para que eles comecem a associar a limpeza com aquela sensação de frescura. Dessa forma, eles saberão o valor de uma limpeza adequada, mesmo antes de tentarem fazer isso sozinhos.

Ensinar o seu filho a limpar o rabinho corretamente

Ensinar o seu filho a usar o papel higiénico de maneira adequada é um passo importante. Veja como pode incentivá-los a fazer isso e avançar em direção à independência na casa de banho.

Desenrole, rasgue e dobre o papel - Verifique se o dispensador de papel higiénico está ao seu alcance ou incentive-os apenas a pegar num rolo solto que esteja perto. Mostre-lhes como se corta facilmente e como dobrá-lo.

Coloque-o na horizontal - Faça com que o seu filho pratique a colocação do papel dobrado na palma da mão. Evite amassar - a ideia é cobrir o rabinho o máximo possível e minimizar as chances de cocó nas mãos.

Limpe a fundo - certifique-se de que o seu filho aplica o papel na área correta. Esta pode ser a parte complicada: colocar à prova a coordenação e as habilidades motoras finas do seu filho. Nem todas as crianças conseguem chegar aos seus rabinhos. Não se preocupe, é comum. Continue a tentar guiá-los até que eles consigam. Isso pode acontecer até terem pelo menos seis anos de idade; pode levar algum tempo

Limpe da frente para trás - uma etapa especialmente importante para as meninas, mas certifique-se de que o seu filho também saiba que é mais higiénico limpar da frente para trás.

O teste de limpeza - verifique o papel para ver se está limpo e deite-o no sanita.

Continue a limpar até ficar limpo - repita o procedimento acima até que o papel fique limpo.

Descarregar o autoclismo - ajude o seu filho a ter uma sensação de realização ao eliminar o seu cocó com a descarga do autoclismo.

Lave as mãos - é sempre um passo importante; certifique-se de que faz parte do ritual.

Limpeza para meninos e meninas

Os meninos e as meninas devem limpar-se da frente para trás. É a opção mais higiénica e proporciona uma limpeza mais eficaz. Mas é especialmente importante que as meninas estejam cientes de que precisam de se limparem da frente para trás. As fezes contêm bactérias que podem causar infeções do trato urinário se entrarem na uretra.

Dicas e truques de limpeza

Ensinar os seus filhos a limparem-se é simples, mas fazê-lo bem é algo que demora, especialmente enquanto eles ainda estão a melhorar as suas habilidades de coordenação. Seja paciente e encorajador quando estiverem a aprender. Enfatize a importância de obter aquela sensação de limpeza e o seu filho verá (e sentirá) esse benefício.

Explique por que limpar é importante

Não há necessidade de entrar em detalhes nesta fase, mas faça com que o seu filho saiba a importância de afastar os germes desagradáveis com a lavagem das mãos e o banho, e aplique isso mais adiante à necessidade de ter um rabinho limpo. O contexto é tudo: caso contrário, corre o risco de o processo de limpeza adequada se tornar uma tarefa árdua, e eles podem resistir-se a fazê-lo corretamente.

 

Quanto papel higiénico deve usar uma criança?

Embora possa não saber exatamente o necessário para uma criança se limpar, pode mostrar-lhe que é importante não desperdiçar. Uma ideia é colocar um marcador na parede da casa de banho: se o seu filho desenrolar o papel higiénico além deste ponto antes de arrancá-lo, deixe claro que é um desperdício.

As crianças devem usar toalhitas húmidas?

Embora familiarizar os pequenos com o uso de papel higiénico para limpar o rabinho depois de fazer cocó seja importante, pode incentivá-los a terminar com uma toalhita descartável. Dessa forma, ambos podem garantir uma limpeza mais completa.

No entanto, o seu filho deve entender que pode acontecer que nem sempre haja este tipo de toalhitas quando está fora de casa ou usa outras casas de banho. Conseguir a mesma sensação de limpeza com papel higiénico é igualmente importante.

Tudo terminado?

Fazer com que o seu filho se limpe adequadamente não é algo que se consiga de um dia para o outro. Terá de estar disponível por um tempo para garantir que eles possam fazer isso. Quando o seu filho terminar de se limpar, incentive-o a verificar que se sente bem com isso.

Pode terminar de limpá-lo com um feedback verbal cuidadoso ou felicitá-lo pelo trabalho bem executado. O importante é que eles estejam cientes das expectativas e que você lhes transmita as suas através de apoio e ensino.

Ensinar as crianças a limparem-se depois de terminarem de usar o pote ou a sanita é um desafio gratificante, tal como a primeira etapa. Acredite que o seu filho está a usar a sua confiança para uma tarefa tão importante e ajude-o a desenvolver as habilidades de que precisa para fazê-lo.